segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Feira de Ciências 2014 Lauro Rebouças Turma 3° Ano D



ALUNOS: Aline Sousa, Henrique Freitas, Brena Oliveira, Caio Roberto, Carlos Gilmar, Celma Oliveira, Claubenes Lima, Dandara Silva, Daniel Freitas, Douglas Costa, Edson Magalhães, Rayane Silva, Felipe Ribeiro, Jeferson Lima, Leonardo Almeida, Renato Batista, Geicy Anne, Geovani Carlos, Guilherme Santos, Henrique Douglas, Italo Brendo, Jaerdson Silva, João Lucas, Jocineudo Oliveira, José Vitor, Layane Nara, Larissa Nogueira, Mackson Gerson, Manoel Henrique, Andreia Silva, Andresa Silva, Italo Felipe, Maria Aurinete, Fabrícia Costa, Valdeniza Lima, Pamella Camurça, Patricia Bandeira, Paula Dayane, Pedro Gabriel, Teodoro Rodrigues, Viviane Araújo e Silva Marcia.
Prof: Cicero Daniel
Autores do Blog:Renato Batista, Edson Magalhães, Layane Nara, Geicy Anne, Brena Oliveira, Silva Marcia, Italo Breno, Ytalo Felipe, Teodoro Rodrigues.
                                                       
Ver Mais Fotos    
 Fotos da Feira



sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Relatórios e Depoimentos da Feira de Ciências

EQUIPE DE MEIO AMBIENTE
A EQUIPE DO MEIO AMBIENTE ACHOU A FEIRA DE CIENCIAS DO LAURO REBOUÇAS UMA DAS MELHORES E A TURMA DO 3D SE EMPENHOU BASTANTE PARA QUE TUDO DESSE CERTO, E APESAR DE TODAS AS DIFICULDADES DE PRECISAR ACORDA CEDO, FAZER O DESLOCAMENTO PARA OUTRA COMUNIDADE PARA TERMINAR AS MAQUETES, CONSEGUIMOS FAZER UM TRABALHO EXCELENTE. E CONSEGUIMOS FAZER COM QUE OS VISITANTES ENTENDESSEM NOSSO TRABALHO E O TEMA PROPOSTO, APRESENTAMOS O TEMA ENERGIAS ALGO ATUAL NO MUNDO GLOBALIZADO E QUE AFETA A VIDA EM SOCIEDADE, NOSSA EQUIPE FORMADA POR   ANDREIA, DANIEL, ALINE ,RAYANE ,FABRICIA E ANDREZA  APRESENTOU COMO SUBTEMA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DAS ENERGIAS PARA O MEIO AMBIENTE ONDE ELABORAMOS UMA MAQUETE COM UMA DEMONSTRAÇÃO DE UMA HIDRELÉTRICA, ENERGIA EÓLICA, FOTOVOLTAICA, E DE OUTRO LADO OS COMBUSTÍVEIS FOSSEIS MAIS PREJUDICIAL AO MEIO AMBIENTE E TODOS QUE ALI PASSAVAM PARA  VISITAREM  GOSTARAM E NOS DERAM PARABÉNS PELO TRABALHO, OS JURADOS FORAM SUPER GENTIS E TUDO CORREU MUITO BEM, SO TEMOS A AGRADECER NOSSO PROFESSOR CICERO DANIEL QUE SEMPRE NOS DEU FORÇA E INCENTIVO E QUE ACREDITOU ACIMA DE TUDO NO NOSSO POTENCIAL. DA EQUIPE DO MEIO AMBIENTE O NOSSO MUITO OBRIGADO CICERO DANIEL.

Equipe de Química
Feira de ciências do Lauro 2014, foi muito boa. Trabalhamos muito para que tudo ficasse perfeito, e conseguimos o que desejamos, apesar de quase todos estarem contra nossa sala. Foi um dia de muito cansaço e de muitas alegrias.
Fico muito feliz por ver que nós somos capazes de vencer, nunca vou esquecer essa data tão maravilhosa. Me senti muito feliz ao ver que as pessoas estavam muito curiosas para ver nossos trabalhos e recebemos muitos elogios e agradecimentos.
E quem nos deu mais força, foi nosso professor Cícero, que nos incentivou e nos deu coragem para enfrentarmos todos os obstáculos de cabeça erguida e sem desistir. Fico muito grato por tudo que ele fez por nossa sala e continua fazendo.
Bom a feira nos permitiu adquirir alguns conhecimentos sobre a energia no mundo contemporâneo. Nos permitiu também ver o quanto a energia é importante para o nosso dia a dia
Ficamos muito feliz por conseguir demonstrar um pouco do que aprendemos com a feira e muito realizados porque as maquetes ficarão do jeito que planejamos.

Equipe de Física
Gostamos muito da feira porque é mais um modo de aprendizagem para os alunos e também mais experiência. Nossa equipe falava sobre três tipos de energia que foram:energia das mares,energia eólica,e energia hidrelétrica falamos das três um pouco.
As pessoas que vinham visitar gostavam muito de escutar a explicação, pessoas bem educadas. Nossa sala estava bem organizada,estavam controlando quem entrava e por onde tinha q entrar.
Aprendemos muitas coisas com a feira,que tinha coisas que agente na sabia e aprendeu,tivemos umas dúvidas como construir as maquetes, mais nós nos reunimos e fizemos todos juntos,trocando conhecimentos,e no final deu tudo certo. Nos gostamos muito da feira,e de tudo que aprendemos nela.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

ENERGIAS CONVENCIONAIS

Petróleo 


Os derivados de petróleo constituem parcela importante da geração de energia, em especial no setor de transportes. O refino de petróleo produz uma séria de insumos para a indústria química e petroquímica e diversa combustíveis líquida: diesel, GLP, gasolina, querosene, óleo combustível e nafta.

No caso brasileiro, há importante participação do álcool (etanol), um combustível renovável obtido a partir da cana-de-açúcar como substituto da gasolina. Há esforços governamentais para promover a substituição de diesel por biodiesel, mas o custo dos óleos vegetais (que constituem 60% do custo de produção do biodiesel) é uma importante barreira à consecução desse objetivo.
Internacionalmente, a dependência por combustíveis derivados de petróleo é ainda maior, e existe uma tendência, com os recentes aumentos do barril de petróleo, a se viabilizarem alternativas que podem ser também de origem fóssil, tendo em vista as extensas reservas mundiais de carvão e gás natural. Outras alternativas são a energia nuclear e os combustíveis renováveis - que, para serem efetivamente sustentáveis, devem utilizar práticas ambientalmente corretas em todo o ciclo produtivo, evitando impactos negativos sobre a biodiversidade e problemas sociais advindos da concentração de terras e de renda.
Segundo o PNE 2030, em 2004 o setor de transportes era responsável por 61% da demanda nacional de combustíveis líquidos, e por 78% do consumo de diesel. O setor agropecuário responde por 14% da demanda de diesel. Somados, os dois setores consomem 92% da oferta nacional de diesel.

Gás Natural




O gás natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves que, à temperatura ambiente e pressão atmosférica, permanece no estado gasoso. Trata-se de um gás inodoro e incolor, não-tóxico e mais leve que o ar. O gás natural é uma fonte de energia limpa que pode ser usada nas indústrias, substituindo outros combustíveis mais poluentes como óleos combustíveis, lenha e carvão.

A utilização do gás natural como insumo energético apresenta algumas vantagens ambientais se comparada com outras fontes fósseis (carvão mineral e derivados de petróleo) de energia. Entre eles pode-se citar:

- baixa presença de contaminantes;

- combustão mais limpa, que melhora a qualidade do ar, pois substitui formas de energias poluidoras como carvão, lenha e óleo combustível, contribuindo também para a redução do desmatamento;

- menor contribuição de emissões de CO2 por unidade de energia gerada (cerca de 20 a 23% menos do que o óleo combustível e 40 a 50% menos que os combustíveis sólidos como o carvão);

- pequena exigência de tratamento dos gases de combustão;

- maior facilidade de transporte e manuseio, o que contribui para a redução do tráfego de caminhões que transportam outros tipos de combustíveis;

- não requer estocagem, eliminando os riscos do armazenamento de combustíveis;

- maior segurança; por ser mais leve do que o ar, o gás se dissipa rapidamente pela atmosfera em caso de vazamento;

- contribuição para a diminuição da poluição urbana quando usado em veículos automotivos, um vez que reduz a emissão de óxido de enxofre, de fuligem e de materiais particulados, todos presentes no óleo diesel.
O gás natural pode ser classificado em duas categorias: associado (GA) e não-associado (GNA). O gás associado é aquele que, no reservatório, se encontra dissolvido no petróleo ou sob a forma de uma capa de gás. Neste caso, normalmente privilegia-se a produção inicial do óleo, utilizando-se o gás para manter a pressão do reservatório. O gás não-associado é aquele que está livre do óleo e da água no reservatório; sua concentração é predominante na camada rochosa, permitindo a produção basicamente de gás natural.

Carvão Mineral

O carvão é uma das principais fontes de energia utilizadas pela Humanidade, em especial na Europa, a partir da Primeira Revolução Industrial. Atualmente, com o aumento do custo do petróleo, há uma tendência mundial ao aumento do consumo de carvão, tendo em vista as extensas reservas mundiais.


No Brasil, as principais reservas de carvão estão na região Sul. As reservas medidas são de 1,4 bilhões de toneladas em Santa Catarina (SC) e de 5,3 bilhões de toneladas no Rio Grande do Sul (RS).

O principal problema ambiental associado ao uso de carvão é o fato de este ser um recurso de origem fóssil, não-renovável. A queima desse combustível, como a de todos os derivados de carbono, gera CO2 (gás carbônico), o principal gás de efeito estufa, responsável pelo aquecimento e por mudanças climáticas em escala global. Quando o derivado de carbono (C) é fóssil, como no caso do carvão, petróleo, xisto e gás natural, são lançadas à atmosfera quantidades de C que estavam imobilizadas, contribuindo para aumentar o inventário de CO2 no meio ambiente. A vida média do CO2 na atmosfera é de cerca de cem anos.

ENERGIAS ALTERNATIVAS

Cada vez se defende a ideia de que um modelo energético sustentável tem de se basear nas energias sustentáveis, quer estejamos a falar no combate ao efeito de estufa, quer na redução da dependência de fontes energéticas externas.

Vejamos o que cada uma das fontes de energia alternativa tem para oferecer num país como o nosso, rico em recursos naturais renováveis, como o sol, o vento, as ondas, entre outros.


Energia Hidráulica ou Energia Hidroeletricidade 



A Energia Hidráulica ou Energia Hidroeletricidade é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A Hidroeletricidade é a energia elétrica obtida através do aproveitamento da energia potencial gravitacional de água, contida em uma represa elevada. A potência gerada é proporcional à altura da queda de água e à vazão do líquido.

Obtenção: Durante o processo de obtenção, antes de se tornar energia elétrica, esta energia deve ser convertida em energia cinética. O momento desta transformação acontece na passagem da água numa máquina hidráulica, denominada turbina hidráulica.

A energia liberada pela passagem de certa quantidade de água move a turbina, que aciona um gerador elétrico. A queda d' água pode ser natural, como na Usina de Paulo Afonso, ou artificial, criada por uma barragem como na Usina Hidrelétrica de Tucuruí e na Usina Hidrelétrica de Itaipu. A queda também pode ser pequena, como no caso de uma usina maremotriz, que utiliza apenas o desnível das marés.

Energia Solar

                                            
Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica , a energia heliotérmica, a arquitetura solar e a fotossíntese artificial

Tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo da forma como captura, converte e distribui a energia solar. Entre as técnicas solares ativas estão o uso de painéis fotovoltaicos e coletores solares térmicos para aproveitar a energia. Entre as técnicas solares passivas estão a orientação de um edifício para o Sol, a seleção de materiais com massa térmica favorável ou propriedades translúcidas e projetar espaços que façam o ar circular naturalmente.

Vantagens

A energia solar não polui durante sua produção. A poluição decorrente da fabricação dos equipamentos necessários para a construção dos painéis solares é totalmente controlável utilizando as formas de controles existentes atualmente.

As centrais necessitam de manutenção mínima.

Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável.

A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.

Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.

Tem uma elevada aceitação pública por não ser um produto sintético;

A radiação solar, produto da energia solar, é gratuita e abundante;
Desvantagens

Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.

Os preços são muito elevados em relação aos outros meios de energia.

Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.

Locais em latitudes médias e altas (Ex: Finlândia, Islândia, Nova Zelândia e Sul da Argentina e Chile) sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens (Curitiba, Londres), tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.

As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).

Requer um sistema de armazenamento eficiente ou e sistemas de segurança de modo que tenha um fornecimento constante.

Energia Biogás




Energia Biogás é o nome comum dado a qualquer gás que foi produzido pela quebra biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade.

A produção de biogás ocorre naturalmente em qualquer local submerso em que o oxigênio atmosférico não consiga penetrar, como em pântanos, no fundo de corpos d'água, intestino de animais, ou de forma antrópica como em aterros sanitários eusinas de biogás (ver: Biodigestor anaeróbico).Pode ser classificado como biocombustível por ser uma fonte de energia renovável, sendo uma forma de obter energia que pode auxiliar o ser humano a se emancipar da dependência dos combustíveis fósseis.

O biogás pode ser usado também como gás combustível em substituição ao gás natural ou gás liquefeito de petróleo (GLP), ambos extraídos de fontes de recursos não-renováveis. O biogás pode ser utilizado na geração de energia elétrica, através de geradores; como energia térmica na produção rural, por exemplo, no aquecimento de instalações para animais muito sensíveis ao frio ou no aquecimento de estufas de produção vegetal.

Após a obtenção do biogás o resíduo sólido dos biofermentadores pode ser utilizado como adubo orgânico e o efluente líquido pode ser aplicado nas lavouras, como biofertilizante, sem problemas de contaminação dos lençóis freáticos, pois, além de água contém nutrientes como nitrogênio, fósforo e potássio.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Energia Eólica





Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fossei, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno. O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.
Os parques eólicos são conjuntos de centenas de aerogeradores individuais ligados a uma rede de transmissão de energia elétrica. Os parques eólicos de pequena dimensão são usados na produção de energia em áreas isoladas. As companhias de produção elétrica cada vez mais compram o excedente elétrico produzido por aero geradores domésticos.Existem também parques eólicos ao largo da costa, uma vez que a força do vento é superior e mais estável que em terra e o conjunto tem menor impacto visual, embora o custo de manutenção seja bastante superior. Em 2010, a produção de energia eólica era responsável por mais de 2,5% da eletricidade consumida à escala global, apresentando taxas de crescimento na ordem dos 25% por ano. A energia eólica faz parte da infraestrutura elétrica em mais de oitenta países. Em alguns países, como a Dinamarca, representa mais de um quarto da produção de energia.


Energia Nuclear


Energia nuclear é a energia liberada numa reação nuclear, ou seja, em processos de transformação de núcleos atômicos. Alguns isótopos de certos elementos apresentam a capacidade de se transformar em outros isótopos ou elementos através de reações nucleares, emitindo energia durante esse processo. 

Baseia-se no princípio da equivalência de energia e massa (observado por Albert Einstein), segundo a qual durante reações nucleares ocorre transformação de massa em energia. Foi descoberta por Hahn, Straßmann e Meitner com a observação de uma fissão nuclear depois da irradiação de urânio com nêutrons.



Eletricidade

Significativo Eletricidade

Eletricidade é o ramo da física que tem como objeto de estudo os fenômenos relativos à eletrostática,eletrocinética e eletromagnetismo.

Segundo a lei da conservação da energia, é uma das formas que pode adotar a energia e que dá lugar a múltiplos fenômenos, tais como caloríficos, mecânicos, luminosos etc. Baseia-se no movimento das cargas elétricas, estando, portanto, vinculada ao estado dos átomos do material considerado. Este diz-se que se encontra no estado neutro quando há igualdade de cargas positivas e negativas no seu interior, encontrando-se no estado positivo quando há deficiência de elétrons e negativo quando estes estão em excesso. Estes estados dão, por sua vez, lugar ao aparecimento de forças elétricas de atração e repulsão, dependentes do sinal das cargas. A sua intensidade é maior do que a das forças gravíticas, sendo originadas mediante distribuições adequadas daquelas cargas, o que provoca o aparecimento de campos elétricos em seu redor.




O nome eletricidade provém do vocábulo grego êlektron (âmbar), devido ao conhecimento que havia desde a Antiguidade, observado, entre outros, por Tales de Mileto, do fenómeno da atração eletrostática de corpos ligeiros provocada por uma vareta de âmbar previamente friccionada (eletrificação por fricção).



Energia Física

 

A energia pode adotar diversas formas, podendo transformar-se de uma noutra forma (conversão de energia), embora não se crie nem se destrua (princípio da conservação da energia). Por exemplo, quando uma maçã cai, perde energia potencial gravítica, ganhando a mesma quantidade de energia cinética.
Algumas das unidades mais utilizadas são o Joule (J) (unidade do Sistema Internacional), o eletrão-volt (ev), o quilowatt-hora (kWh) e a caloria (cal).
A energia é classificada em duas formas fundamentais: energia potencial, que é a energia armazenada num corpo ou em um sistema em consequência da sua posição, forma ou estado (esta forma de energia inclui energia potencial gravítica, energia elétrica, energia nuclear e energia química) e energia cinética que é a energia do movimento, e é usualmente definida como trabalho que será realizado sobre um corpo que possui energia, quando ele é levado ao repouso.
A energia é um conceito de vasta aplicação em física. É uma grandeza física que tradicionalmente se define como capacidade de corpos e sistemas para realizar um trabalho.

Fotos
































Fisica

Experimento Energia Eólica 

Energia eólica é a transformação da energia do vento em energia útil, tal como na utilização de aerogeradores para produzir eletricidade, moinhos de vento para produzir energia mecânica ou velas para impulsionar veleiros. A energia eólica, enquanto alternativa aos combustíveis fósseis, é renovável, está permanentemente disponível, pode ser produzida em qualquer região, é limpa, não produz gases de efeito de estufa durante a produção e requer menos terreno.  O impacto ambiental é geralmente menos problemático do que o de outras fontes de energia.
As Vantagens é uma fonte de energia higiênica, limpa, renovável e ecológica não significa que seu impacto ambiental seja nulo. Esse tipo de energia, porém, ajuda a reduzir a contaminação causada pela queima dos combustíveis fósseis.
Entre suas principais vantagens podemos mencionar que:
É uma tecnologia inesgotável;
Não emite gases poluentes e não gera resíduos;
Os parques eólicos podem ser utilizadas também para outros meios, como a agricultura e a criação de gado.
As desvantagens é que á energia não é gerada em momentos necessários, o que torna difícil a integração da produção dessa tecnologia;
Pode ser superada pelas pilhas de combustível (H2) ou pela técnica da bombagem hidroelétrica;
Os parques eólicos geram um grande impacto visual devido aos aerogeradores;
Causa impacto sonoro, pois o vento bate nas pás produzindo um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, tornando necessário que as habitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância;
Pode afetar o comportamento habitual de migração das aves.

Fotos da maquete

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Meio Ambiente

Experimento Vantagens e desvantagens das energias para o meio ambiente


Energia Nuclear ou termonuclear aquela baseada na divisão de átomos de um determinado elemento químico. Ao serem divididos, os átomos liberam uma determinada energia. Para a produção de energia elétrica destinada ao consumo, ficou convencionado que os melhores átomos a serem divididos seriam os dos elementos urânio e o plutônio, com maior preferência para o primeiro. A liberação de energia dos átomos desses elementos é de uma grandeza maior, podendo assim, ter um melhor aproveitamento.


As Vantagens da energia nuclear: Não libera gases estufa; Exigência de pequena área para construção da usina; Grande disponibilidade do combustível; Pequeno risco no transporte do combustível; Pequena quantidade de resíduos Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)


As Desvantagens da energia nuclear: O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados; Mais cara, quando comparada a outras formas; Risco de acidentes nucleares; Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.
Energia Eólica seja uma fonte de energia higiênica, limpa, renovável e ecológica não significa que seu impacto ambiental seja nulo. Esse tipo de energia, porém, ajuda a reduzir a contaminação causada pela queima dos combustíveis fósseis.As Vantagens podemos mencionar que:
É uma tecnologia inesgotável;
Não emite gases poluentes e não gera resíduos;
Os parques eólicos podem ser utilizadas também para outros meios, como a agricultura e a criação de gado;
É uma das fontes mais baratas de energia, podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais;
Não requer uma manutenção frequente, uma vez que sua revisão é semestral;
Em menos de seis meses o aerogerador recupera a energia que foi gasta para ser fabricado.As Desvantagens não podem ser esquecidas:
Como é preciso um fenômeno da natureza para funcionar, às vezes a energia não é gerada em momentos necessários, o que torna difícil a integração da produção dessa tecnologia;
Pode ser superada pelas pilhas de combustível (H2) ou pela técnica da bombagem hidroelétrica;
Os parques eólicos geram um grande impacto visual devido aos aerogeradores;
Causa impacto sonoro, pois o vento bate nas pás produzindo um ruído constante de aproximadamente 43 decibéis, tornando necessário que as habitações mais próximas estejam no mínimo a 200 metros de distância;
Pode afetar o comportamento habitual de migração das aves.



Energia Hidrelétrica obtida através do aproveitamento da energia potencial gravitacional de água, contida em uma represa elevada. A potência gerada é proporcional à altura da queda de água e à vazão do líquido.
Obtenção: Durante o processo de obtenção, antes de se tornar energia elétrica, esta energia deve ser convertida em energia cinética. O momento desta transformação acontece na passagem da água numa máquina hidráulica, denominada turbina hidráulica.


Vantagens
Apesar do alto custo para a instalação de uma usina hidrelétrica, o preço do seu combustível (a água) é zero. É uma fonte de energia renovável e não emite poluentes, contribuindo assim na luta contra o aquecimento global.
Desvantagens
a destruição da vegetação natural,
assoreamento do leito dos rios,
desmoronamento de barreiras,
extinção de certas espécies de peixes e torna o ambiente propício a transmissão de doenças como malária e esquistossomose.

A Energia Solar é limpa e renovável, portanto apresenta muitas vantagens para o meio ambiente e saúde das pessoas, pois não há emissão de gases poluentes ou outros tipos de resíduos. Porém, veremos abaixo que ela também apresenta algumas desvantagens. 


Vantagens

- Ela é renovável, ou seja, nunca acaba.
- É uma energia limpa, ou seja, não gera poluentes para o meio ambiente.
- Baixo custo de manutenção dos equipamentos usados.
- É uma excelente fonte de energia em locais não atendidos por outras fontes de energia. A energia hidrelétrica, mais consumida no Brasil, não chega em locais de dificil acesso ou com grandes dificuldades para instalação de torres e cabos de energia elétrica.
- O equipamento pode ser instalado em residências, baixando o custo da conta de energia elétrica.
Desvantagens
- Em dias de chuva ou com baixa incidência de sol (dias nublados) diminui a geração de energia. No período da noite não ocorre a produção de energia.
- O custo para compra e instalação dos equipamentos ainda é alto no Brasil.
Energia Biogás é o nome comum dado a qualquer gás que foi produzido pela quebra biológica da matéria orgânica na ausência de oxigênio. Normalmente consiste em uma mistura gasosa composta principalmente de gás metano (CH4) e gás carbônico (CO2), com pequenas quantidades de gás sulfídrico (H2S) e umidade.

As Vantagens da energia do Biogás 
A substituição do GLP, um derivado de petróleo importado; 
Comodidade e segurança para o consumidor, vantagens inerentes ao gás canalizado; 
Não é necessária a sua purificação, removendo-se apenas os líquidos condensados ao longo -das vias de captação e distribuição; 
Os equipamentos adaptados mostraram um desempenho razoável; 
As donas-de-casa que utilizam o gás têm se mostrado satisfeitas com a mudança pois, a chama é bastante limpa, não deixando resíduos de fuligem nas panelas. 

As Desvantagens da energia do Biogás 
A quantidade de energia gerada pelo biogás não é constante, variando ao longo do período de produção; 
Em função da Directiva Comunitário relativa a aterros, no futuro será minimizada a deposição de resíduos biodegradáveis em aterro, pelo que as instalações de recuperação de biogás de aterro terão um tempo limitado de existência; 
Alto período de recuperação do investimento.

Fotos da maquete 



quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Matemática

GRÁFICOS TRADUZINDO CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA

A economia no consumo de energia não é um problema tão somente nosso, mas da maioria da população, senão de todos. E com isso, a identificação de qual eletrodoméstico consome mais energia, certamente poderia ao individualiza-lo proporcionar com que as pessoas utilizem menos e, conseqüentemente auxiliar na redução do consumo de energia elétrica.
METODOLOGIA
Calculamos o gastos financeiros que cada aparelho representa, considerando a sua potência e o tempo de uso, e depois comparamos entre os aparelhos analisados qual deles teve um gasto maior.

RESULTADOS E ANÁLISES
Na residência de uma das componentes do grupo, foi verificado alguns aparelhos que utilizam energia elétrica para seu funcionamento Com os dados coletados nesta família foi possível fazer uma tabela Tendo obtido estes dados  calculamos quantos kw/h mês cada um destes aparelhos gasta; Para isso,  utilizamos a seguinte fórmula:
E = P.D.h/1000, onde
E é a energia consumida pelo eletrodoméstico;
P é a potência;
D é o numero de dias de uso;
h é o numero de horas;

Economizando Energia em casa


O termo “economia” leva à muitas obras que se remetem a aspectos sobre como as pessoas podem economizar dinheiro a ponto de se tornarem “financeiramente confortáveis”. Vários aspectos da vida cotidiana são mencionados, inclusive a economia de energia elétrica.

A água é a essência da vida em nosso planeta. Dentre as várias funções que lhe são delegadas, uma delas é a de produzir energia elétrica nas usinas hidroelétrica (lembrando que esta é, apenas, uma das formas de gerar energia elétrica). Sendo assim, quanto maior o consumo de energia elétrica, maior a quantidade de água exigida para a sua geração. Em tempos de escassez de água, a necessidade de economia se faz mais presente. Em nosso país, a produção de energia elétrica a partir de usinas hidroelétricas, chega, segundo alguns especialistas, a 95%.

O dado alarmante é que, segundo o Programa de Combate ao Desperdício de Energia Elétrica (Procel) é da ordem de 40%. Deste total, mais da metade se concentra no desperdício residencial.
Pequenas atitudes podem amenizar este desperdício. Além da economia financeira, também representa o cuidado com o meio ambiente. Melhor para você, melhor para o mundo.
Para equipamentos elétricos em geral procure sempre aqueles que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia, a indicação “A”. Isso indica que são os mais econômicos.
Dicas rápidas para economizar energia
Ar Condicionado
  • você pode desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço - a sala ainda permanecerá climatizada!
  • no inverno, desligue a refrigeração do ar condicionado e ligue só o ventilador;
  • onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixe a porta fechada;
  • não deixe o aparelho em lugares quentes, próximo de equipamentos elétricos ou na incidência do sol. Isso faz ele trabalhar mais, desnecessariamente;
  • na hora de comprar um aparelho novo, confira se ele possui o selo PROCEL de consumo reduzido;
  • dimensione corretamente a sua necessidade e o seu aparelho. Existem tabelas prontas para este cálculo - pergunte para o vendedor, ou consulte diretamente os fabricantes (ex: home page das indústrias, etc);
  • pela manhã você pode resfriar o ambiente, abrindo as janelas;
  • para edifícios, examine a possibilidade da instalação, na parte exterior do prédio, de brise soleil, que impedem a incidência de raios solares, principalmente nas áreas envidraçadas. ( Solução passiva, com conceitos da arquitetura bioclimática).
2. Computadores e outros equipamentos
  • Ative o energy saver,  do seu monitor (modo econômico);
  • Economize energia com o Windows

    É possível fazer com que o micro, depois de determinado tempo de ociosidade, desligue o monitor e o disco rígido, e deixe todo o sistema hibernando até que você movimente o mouse ou pressione alguma tecla. 
    Além do protetor de tela, que evita que uma imagem congelada acabe desgastando o fósforo do seu monitor, o Windows oferece alguns meios para você economizar energia. Clique com o botão direito do mouse sobre a área de trabalho e selecione Propriedades;Selecione a  ficha "Proteção de tela" e clique no botão Energia.
    O próprio Windows sugere alguns "esquemas de energia". Confira:

Em casa

1. com iluminação:
  • utilizar cores claras na pintura de paredes internas e do teto;
  • utilize a iluminação de acordo com o tamanho e a finalidade do ambiente;
  • aproveitar ao máximo a iluminação natural;
  • estude a possibilidade de abrir novas janelas em pontos estratégicos da sua casa; por desinformação das pessoas na hora de construir, acabamos por perder grandes oportunidades de aproveitar a energia do sol, que é de graça. Isso vale também para novos projetos; 
  • utilizar lâmpadas fluorescentes em ambientes que necessitam de maior iluminação (duas lâmpadas fluorescentes de 20 watts iluminam mais que uma incandescente de 100 watts);
  • quer mais? procure pelas publicações da ABILUX - Associação Brasileira das Indústrias de Iluminação;
2.  com o chuveiro
  • no verão, deixe a chave na posição "verão";
  • estude a possibilidade de instalar um aquecedor de água por energia solar. Atualmente esses aquecedores estão com preços mais acessíveis, e necessitam de baixa manutenção;
3. com a geladeira
  • fazer o degelo periodicamente;
  • evite colocar alimentos ainda quentes. Se não for possível esfriar por completa, coloque-os na parte inferior da geladeira;
  • a geladeira não deve ficar próxima de lugares quentes, como fogão ou a janela que bate sol;
  • não deixar a porta aberta por muito tempo;
  • verificar a vedação da porta. Um teste simples consiste em colocar uma folha de papel entre a porta e a geladeira. Se ao fechar a porta,a folha de papel puder ser retirada com facilidade, as borrachas de vedação não estão mais em bom estado;
4. com os equipamentos elétricos
  • não deixe transformadores (ex: 110/220) ligados na tomada desnecessariamente. Mesmo fora de uso, eles consomem energia.
  • utilize o ferro de passar roupa uma única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de roupa. Você pode também alisar com as mãos as roupas logo ao tirar do varal. Isso reduzirá o tempo de utilização do ferro;
  • utilize a máquina de lavar roupa/louça de única vez, deixando acumular uma quantidade razoável de peças;
  • tire os aparelhos eletrônicos da tomada quando estão fora de uso, principalmente a televisão e o vídeo cassete;